A Mênades & Sátiros Cia. de Teatro é um coletivo criado em 1990. Até o ano de 2003 denominava-se Cia Ciclo Teatro de Repertório. Mantido desde então por artistas e produtores que desenvolvem propostas a partir da necessidade primeira de entender e investir em novas possibilidades artísticas e novos meios de produção.
O objetivo principal é experimentar, gerir e difundir pensamentos atrelados à cultura que confiram autonomia para o público e artistas na relação com o teatro contemporâneo, com foco em estratégias de sustentabilidade e diversidade na pesquisa.
Na concepção e execução dos projetos, o coletivo enfatiza a importância do diálogo com o ambiente onde ele está inserido a partir da reflexão de que essa é uma maneira efetiva de olhar e instigar um público ativo e crítico. Não entendemos o teatro como simplesmente um produto a ser consumido e sim que, como obra, esteja comprometido com a geração de pensamento e ação.
Dirigida por Denilson Biguete, a Mênades & Sátiros é movida pelo exercício criativo, investigativo e estético do teatro, buscando como determinação a arte do ator e das múltiplas questões e inquietações que os seus espetáculos propõem. Possuem na sua trajetória cerca de 30 espetáculos montados e, dentre eles, mantém atualmente 6 espetáculos em repertório. Investimos em uma linguagem que possibilite dar voz aos anseios e às inquietações do homem contemporâneo. Nossas escolhas artísticas são norteadas pela continuidade, coerência e verticalização das nossas pesquisas, além da construção de uma identidade sólida que contemple o teatro essencial alinhado às formas de percepção da realidade, a experiência e a materialidade do fenômeno teatral. Em 2021, a Companhia celebra 31 anos de história.